quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Alexandre Linhares apresenta “somos todos estrangeiros debaixo da carcaça”, na exposição “Lar/Home”, em Curitiba.

Quarenta artistas de diversas partes do mundo, se reunem em residência na Vila Izabel, em Curitiba, para interpretarem o “sentir-se em casa”.

A exposição “Lar/Home” é uma proposta na qual mais de quarenta artistas do mundo inteiro expressam através de varias mídias - como pinturas, esculturas, instalações, som, fotografias, vídeos, poemas, livros, performances e ações - uma reflexão sobre o tópico “lar”. A ideia veio da organizadora e artista Paola De Ramos que, depois de muito tempo morar fora, começou a questionar a sua relação física, psicológica e sentimental em cada lugar por onde passou e com as pessoas que encontrou e voltando para o seu lar de origem, decidiu criar uma exposição com tema “lar”. Na sua própria casa onde morou por dez anos, convidou os artistas a participar desse movimento onde usa todos os cômodos para mostrar as obras e criar uma reflexão coletiva sobre “o que é lar”. Alexandre Linhares, artista à frente da “Heroína – Alexandre Linhares” realiza ação performática no sábado pela manhã, nos horários que antecedem às 16h. Sua performance intitulada somos todos estrangeiros debaixo da carcaça discute a relação de acolhimento e repulsa pelo diferente, despido de signos culturalmente impostos. Sempre em seu trabalho, Alexandre Linhares se utiliza do próprio corpo e da roupa para questionar e expressar assuntos pouco discutidos no dia a dia.  A “massificação”, a pasteurização e particularidades sutis de cada cultura, são assuntos recorrentes.

O evento é somente um final de semana (28/02 e 01/03) e tem os horários específicos para os visitantes escolherem. Apenas podem entrar 15 pessoas por vez, o grupo terá uma hora e meia para prestigiar as obras de arte, assistir aos vídeos e também aproveitar o coquetel feito em casa.

Para participar do evento, envie um e-mail para contact@paoladeramos.com
Pedimos colaboração mínima de R$5 de cada pessoas para ajudar nos custos da exposição, e um alimento não perecível para ser doado a uma instituição de caridade.
Atenção:  Só poderá comparecer ao evento quem previamente reservou um horário via e-mail.   

Artistas Participantes: Kim Alexander, Lara Akinnawo, Nathalia Arduini, Camilla Bliss, Bea Bonafini, Eze Chimalio, Charlotte Chw, Juliana Coelho, Isabel Collins, Sophie Dixon, Cecilia Granara, Sérgio Gonçalves Jr., Phillip Raymond Goodman, Emily Harmer, Frank Harris, Lily Hawkes, Katja Heber, Miranda Housden, Summer Hung, Lara Jacoski, Stephen Kirin, Yane Kritski, Alexandre Linhares, Cassiana Maranha, Luisa Mazarotto, Alex McNamee, Diogo Messias, Liane Mestrinho, Jude Cowan Montague, Bruna Mush, Sissa Oliveira, Kaajel Patel, Miranda Pissarides, William Pham, Andreia Porto, Juliana Cristina Silva, Ayesha Singh, Isabelle Southwood, Andrew Stahl, Andrew Stys e Ana Tiene.

Alexandre Linhares é formado em Design de Produto pela UFPR, criador da Heroína - Alexandre Linhares - que desde 2007 desenvolve peças de arte vestíveis carregando uma expressão humana legítima e genuína, sem data de validade. A ideia não é fazer uma roupa que exalte a vaidade e estimule o consumismo, mas sim valorizar a artesanalidade na produção. Posiciona-se contra a indústria esmagadora e os ditames da moda, buscando por uma expressão bruta e pura, exaltando o processo completo como um objeto de arte, necessariamente possível de ser vestido e vendido.

"O curitibano Alexandre Linhares é tido e havido como um designer que dialoga tão intensamente com as propostas embutidas nas artes, entre estas a atemporalidade, que rotular suas criações com definições da moda trivial é perda de tempo. Não faz sentido. Prefixos como “anti”, “contra” se encaixam como luva ao conceito costurado em sua grife, Heroína, que abriga dedos de um jeito nada convencional, pois apontam para inusitadas direções. Antimoda, contracultura, contra a corrente… Alexandre Linhares segue a bússola do seu olhar para expressar, instigar, contestar o que vê ao redor, antes de, como um artista, passar suas observações – ou contestações – para os tecidos de suas roupas. Não surpreende vê-las, com frequência, penduradas em galerias de arte ou desfilando por passarelas performáticas."   Nereide Michel, jornalista

 Mais informações e agendamento de visita à exposição: contact@paoladeramos.com

Data: 28/02 e 01/03
Horário: precisa agendar por e-mail
Local: Vila Izabel – o endereço completo vem na resposta do e-mail  contact@paoladeramos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário