quarta-feira, 19 de novembro de 2014

vestido "vagina" em exposição


Até dia 13 de dezembro 2014, o vestido "vagina" - peça integrante da "a coleção que discute a camisa - de - força" - segue em exposição no Arquivo Público Histórico Municipal de Antonina. 

A Prefeitura Municipal de Antonina e a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura apresentam, a partir de 14 de novembro, a Mostra de Artes Visuais: Material de Construção, dos artistas Antônio Temporão, André Serafim, Alexandre Linhares, Alez, Carla Ruschmann, Carlos Henrique Tullio, Dox Lucchin, Juliane Fuganti, Liz Szczepanski, Luna Loo, Luciana Ferreira, Marcel Fernandes, Paulo Rás & André Alexandre, Pedro Goria, Rossana Guimarães, Salete Dalla Rosa e Sylvia Capriles.

A mostra pretende fazer um recorte da recente produção contemporânea no Paraná, reunindo num mesmo espaço artistas consagrados e emergentes, de diferentes gerações, ligadas pela reflexão da transformação da matéria em conceito, onde a arte deve ser vivida em sua materialidade.

O curador da mostra, o artista visual André Serafim, registra que a arte contemporânea é múltipla em suas linguagens e poéticas, o que resulta em trabalhos que narram o nosso tempo, sendo fundamental reconhecer o mundo em que vivemos para compreender sua arte.

"Material de Construção acolhe artistas contemporâneos comprometidos com a pesquisa e a identidade visual, e apresenta do desenho à fotografia, da pintura à gravura, da cerâmica à escultura, da instalação ao design, novos olhares e novas perspectivas imagéticas.", destaca o curador.

Para o Secretário de Turismo e Cultura de Antonina, Cézar Broska, a coletiva firma o compromisso da Secretaria, de exibir e divulgar a arte produzida no Estado do Paraná. "A arte tem a capacidade de comunicar uma série de experiências que dizem respeito à vida coletiva, problematizando o mundo, as pessoas e o contexto social, e a mostra Material de Construção, reflete exatamente esse pensamento", afirma Broska.

Essa é a terceira exposição realizada no Arquivo Público Histórico Municipal de Antonina, que está localizado na Rua Heitor Soares Gomes, s/nº - Centro.


SERVIÇO:

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO - MOSTRA DE ARTES VISUAIS

Arquivo Público Histórico Municipal de Antonina
sexta 14 de novembro a sábado 13 de dezembro
segunda a sexta, 09h-11h30 e 13h30-17h
sábado, 10h-16h
informações: [41] 3978-1093.
entrada gratuita


Sobre "a coleção que discute a camisa - de força": "...O trabalho coloca em cheque valores imaculados da sociedade que nos ata em busca de um "ideal de sociedade saudável". O desfile foi apresentado no PBC em 2012, tendo como trilha sonora texto escrito e narrado por Alexandre Linhares, musicado por César Munhoz, e discorre uma história em que parte é vivida com as roupas na passarela e parte acontece dentro da cabeça do espectador. A fuga da loucura, a ideia de desamarrar-se vem representada em alfaiataria impecável e minuciosos bordados feitos à mão. O vestido que fecha o desfile, em tule de algodão, demorou quase 3 semanas sendo bordado em paetê pela Thifany. Para compor esta coleção, Alexandre, através das redes sociais, lançou campanha pedindo para que, quem se sentisse confortável, lhe enviasse foto de suas genitálias de forma anônima, numa busca pela expressão bruta e pura, sem amarras e sem rosto. Outro destaque do desfile é o "vestido vagina", em seda pura, que tem bordado pentelho por pentelho em linha de algodão. Ao final do desfile, Alexandre Linhares recebe as felicitações com seu corpo nu estampado na camiseta que usa, foto de Gio Soifer. O complemento da coleção colocado nas araras tem como modelo a amiga Yara Zitronenblatt que também atua no filme que integra a coleção. Fotos de Gio Soifer." conta Alexandre Linhares. Veja a coleção completa e desfile aqui














Foto Marcel Fernandes

trajar uma peça de roupa é uma expressão artística genuína

peças de arte vestíveis
Stücke von tragbarer Kunst
pieces of wearable art
 piezas de arte para vestir 
oeuvres d'art portables
藝裳.衣裳
um pouco da nossa história e todas as coleções, em: 

heroína - alexandre linhares
al. prudente de moraes, 445  
+55.41.3233.4810 

Nenhum comentário:

Postar um comentário