terça-feira, 24 de maio de 2016

a história de "o rei está nu"



"o rei está nu" foi apresentado dentro do Moda Documenta, evento que integra o Seminário e o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda. Com caráter técnico-científico, o evento apresenta pesquisas realizadas por estudantes de graduação, pós-graduação, professores e profissionais de galerias de artes, bibliotecas, tecitecas e instituições museológicas, assumindo-se como um fórum permanente de pesquisa, conservação e memória, relacionados à moda e ao design. A curitibana Heroína – Alexandre Linhares apresentou sua 36.ª coleção na Casa Hoffmann, na sexta-feira, 13 de maio, integrando a grade oficial do Moda Documenta. A apresentação foi restrita aos participantes do Moda Documenta.

O desfile foi narrado, antes da entrada de cada modelo. E abriu-se assim:

Maite abre a passarela com luz coreografada para os passos dela. Dentre todas, a Maite é quem está há mais tempo na minha vida. Nós trabalhamos juntos e ela já foi minha mãe. Ela confiou em mim e me permitiu dirigir. Eu dirigi no escuro, sem pista e sem luz. Era um campo puro, para ela e para mim. A Maite é a primeira pessoa que eu penso. Eu a amo. Ela pensa em mim e me ama. E nós compreendemos isso um no outro e respeitamos isso um no outro e em nós, porque só respeitamos no outro o que respeitamos em nós. Nós somos desde 2004 e ninguém aqui é mais “eu” do que ela. É por isso que ela abre essa passarela com  casaco laranja em moletom, longo, fechado com zíper jacaré azul marinho na altura da coxa. O laranja do casaco, quadrado e bruto, é semelhante ao mescla. Seu interior é careca e a face emoldura um mosaico de jeans e brim onde temos o jeans xadrez que me foi bermuda no lançamento de “old school”, mais o jeans clarinho da calça de “memórias do mar”. O brim laranja é de um casaco usado pela mesma Maite no vernissage de “introdução-semeando”, e que também era um mosaico de laranjas e estampas.  Sempre, em todo momento importante, é Maite. No agora, Maite segue com sapatos pretos em neoprene, da Gasp neste chão de madeira, sempre em frente. Por baixo do casaco, a barra do vestido mescla balança, só a barra. É lindo e não foi por acaso. Fita o pit ao final da passarela. Seus olhos da cor do mar e os olhos do observador. Maite é apaixonante. Em seu retorno, Maite cruza os olhos com Marina.

Acima, Maite Schneider desfila em foto de Daniel Sorrentino. Abaixo, nossa estrela dessa coleção, Katia Horn (de Luzerna), em foto de André Sanches, para o catálogo da coleção. Os cabelos, todos, são da Gabrielle Moura e as belezas de Aline Elena.


O Casaco Laranja é uma peça única e exclusiva, e está disponível para venda na Heroína - Alexandre Linhares, Al. Prudente de Moraes, 445. contato: 41.3233.4810

trajar uma peça de roupa é uma expressão artística genuína

peças de arte vestíveis
Stücke von tragbarer Kunst
pieces of wearable art
piezas de arte para vestir 
oeuvres d'art portables
藝裳.衣裳

um pouco da nossa história e todas as coleções, em: 


heroína - alexandre linhares
al. prudente de moraes, 445 
+55.41.3233.4810  

Um comentário: