segunda-feira, 13 de junho de 2016

Ieda Godoy é Heroína

 






"o rei está nu" foi apresentado dentro do Moda Documenta, evento que integra o Seminário e o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda. Com caráter técnico-científico, o evento apresenta pesquisas realizadas por estudantes de graduação, pós-graduação, professores e profissionais de galerias de artes, bibliotecas, tecitecas e instituições museológicas, assumindo-se como um fórum permanente de pesquisa, conservação e memória, relacionados à moda e ao design. 

A curitibana Heroína – Alexandre Linhares apresentou sua 36.ª coleção na Casa Hoffmann, na sexta-feira, 13 de maio, integrando a grade oficial do Moda Documenta. A apresentação foi restrita aos participantes do Moda Documenta.

O desfile foi narrado, antes da entrada dos modelos. 

Fecha esta apresentação a estrela de "muitas cáries...", Ieda Godoy. A Ieda é uma mulher de negócios e foi citada pela Gazeta do Povo como A Dona da Noite, devido aos seus empreendimentos de sucesso: Dizzy Café Concerto, Wonka Bar e Café Mafalda. Se fizemos o desfile de "muitas cáries" com financiamento coletivo, a culpa é toda da Ieda e do seu companheiro Jeff, sempre com boas ideias e um coração generoso. A gente se ama tanta que quando estamos juntos parece que estou num espelho. É a cor da pele, o porte físico, a cor e a textura do cabelo, o desejo em realizar e o inexorável entrosamento do tesão com o fazer. O vestido que a Ieda usa, em tule com aplicação de algodão é um desejo antigo: idealizado em 2003 para a modelo Marina Dias, montado em colagem pra capa do caderno de esboços da época, é um bloco de tecido que revela a nuance da alma de quem o veste. Foi a última peça a ficar pronta pra essa coleção. Por cima do vestido, no seu colo , dependura-se um peixe ornamental com fundo vermelho, bordado com pedras, naturais, contas e cristais, em tons de dourado, prata e preto, da Letícia Utime, aqui representando a Letícia Utime Joalheria Contemporânea. Em suas palavras, descreve que os pensamentos enquanto desenvolvia a peça foram sobre "a inconstância das situações da vida, em momentos decisivos assim como em pequenas e delicadas circunstâncias cotidianas. A vida é sempre uma surpresa, não só feita de decisões e momentos, mas muitas vezes pela força de um pensamento. Viver pode significar muito mais a busca pelo equilíbrio para a felicidade." A Ieda caminha firme e certeira. A Ieda tem um olhar que é só dela, a Ieda é uma Heroína e nós somos Ieda também. Nos conhecemos no Wonka, numa noite produzida pela Fabi e Rê, da Viu?. Depois nos reencontramos no mesmo Wonka, no show do Avant Cairo, tendo a indefectível Jô Marçal, a estrela, no vocal. Tempos depois a Ieda vai até a Heroína comprar uma peça pra usar no show da Rogéria Holtz, que tinha o seu Jeff Sabbag no piano. Todo o resto é história, o que vem na sequencia já é sabido e testemunhado por toda uma cidade que clama por Sol, que suplica por palcos, desejosa de que algo aconteça urgente. No que depender da Ieda, o palco já está iluminado. No que depender de nós, Curitiba é um portal interestelar, é uma caravela com cada qual numa janela, remo na mão, tesão no coração, um só norte. Um objetivo. É pra lá que remamos.


Lá em cima, Ieda Godoy em foto de Ana Cris Willerding. Em seguida, em foto de Andrielly Suzani e Daniel Sorrentino, respectivamente. Os cabelos, todos, são da Gabrielle Moura e as belezas de Aline Elena.

Na Revista Ideias desse mês, Ieda Godoy, vestindo Heroína - Alexandre Linhares, fala sorbe o fechamento das portas do Wonka Bar, em entrevista exclusiva para a Adriana Sydor, vale a leitura: http://www.revistaideias.com.br/2016/06/05/bela-recatada-e-do-bar/

trajar uma peça de roupa é uma expressão artística genuína

peças de arte vestíveis
Stücke von tragbarer Kunst
pieces of wearable art
piezas de arte para vestir 
oeuvres d'art portables
藝裳.衣裳

um pouco da nossa história e todas as coleções, em: 


heroína - alexandre linhares
al. prudente de moraes, 445 
+55.41.3233.4810

Nenhum comentário:

Postar um comentário