quarta-feira, 8 de junho de 2016

Rafael Codognoto veste Heroína





 "o rei está nu" foi apresentado dentro do Moda Documenta, evento que integra o Seminário e o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda. Com caráter técnico-científico, o evento apresenta pesquisas realizadas por estudantes de graduação, pós-graduação, professores e profissionais de galerias de artes, bibliotecas, tecitecas e instituições museológicas, assumindo-se como um fórum permanente de pesquisa, conservação e memória, relacionados à moda e ao design. 

A curitibana Heroína – Alexandre Linhares apresentou sua 36.ª coleção na Casa Hoffmann, na sexta-feira, 13 de maio, integrando a grade oficial do Moda Documenta. A apresentação foi restrita aos participantes do Moda Documenta.

O desfile foi narrado, antes da entrada dos modelos. O sorriso se abre novamente, entra Rafael Codognoto...

O Rafa foi no desfile de “última sessão” com a Luce, em 2012, e no dia do lançamento na loja ele comprou um casaco que representa a poltrona de cinema, em veludo azul turquesa com verde. Passamos a consumir-mo-nos e ele me mostrou em sua casa um cacho de tags da Heroína que decora a parede do seu quarto. Já perdemos as contas de quantas peças nossas ele tem em seu armário. Na nossa casa, é mais fácil: logo na entrada, atrás da porta tem um porta bolsas e casacos do Rafael, com motivos paranistas. Na parede em frente à entrada, o quadro em moldura branca da Thifany. No corredor, uma sucessão de 3 peças, quase o ambiente é todo dele.  Por último e não menos especiais, as 4 cadeiras da mesa são assinadas e pintadas, e esculpidas e pregadas pelo Rafa para a Lebre por Gato, pois é assim que ele se assina em seus utensílios restaurados... e no dia das fotos do catálogo desta coleção, fotografado pelo André Sanches (conhecí o André, esposo da Ana, que me ligou marcando um horário para conversarmos sobre um trabalho onde eles haviam sido contratados e precisavam de um figurinista. Ambos já conheciam o nosso trabalho vestível na Heroína – Alexandre Linhares e era essa a cara que eles precisavam praquele trabalho, para a Party at the Mall, no parkshoppingbarigui. Nesse trabalho a fotografa fora a Ana. Então, após a sessão de fotos pro catálogo dessa coleção feitas pelo Andre) fomos na exposição do Rafa com nossa modelo Katia Horn de Luzerna, de cabelos feitos e a Thifany já cresceu o olho para mais uma obra exposta. Eu comprei uma caixinha em metal. Este é também o terceiro desfile do Rafael para a Heroína. Dono do abraço mais aconchegante e acolhedor que já esteve ao redor do meu corpo, o Rafa é mais uma pessoa que eu amo. A Thifany o adora e o sente como seu irmão. O Rafael caminha sorrindo, bem alegre, feliz mesmo.  A bermuda em moleton listrado, entre laranja e tijolo, mais chumbo, emoldura suas coxas e faz par com o paletó, com costuras externas, acabamento aparente e dupla-face. A camiseta de baixo é vinho, vinhática, feita com retalhos de malha. Fica tudo tão harmonioso e tão pertinente, quente na medida certa, elegante na medida certa, charmoso na medida certa, e por certo é de bom tom vestir um traje assim. 


( continua...)

Lá em cima, Rafael Codognoto desfila em foto de Andrielly Suzani. Em seguida, em foto de Ana Cris Willerding e Daniel Sorrentino, respectivamente. Abaixo, nossa estrela dessa coleção, Giuliano Robert, em foto de André Sanches, para o catálogo da coleção. Os cabelos, todos, são da Gabrielle Moura e as belezas de Aline Elena.


trajar uma peça de roupa é uma expressão artística genuína

peças de arte vestíveis
Stücke von tragbarer Kunst
pieces of wearable art
piezas de arte para vestir 
oeuvres d'art portables
藝裳.衣裳

um pouco da nossa história e todas as coleções, em: 


heroína - alexandre linhares
al. prudente de moraes, 445 
+55.41.3233.4810

Nenhum comentário:

Postar um comentário