terça-feira, 24 de maio de 2016

A moda autoral que nasce (e cresce) em Curitiba, no Viver Bem, por Katia Michelle

Katia Michelle, em especial pra Gazeta do Povo, fala sobre a moda autoral em Curitiba.
Veja a matéria completa no site do jornal, por aqui.


A artista Katia Horn desfila a coleção “O rei está nu”, de Alexandre Linhares. Foto André Sanches/divulgação. 

O estilista Alexandre Linhares, da marca Heroína, optou por montar a própria loja de rua e acredita que está justamente nessa crítica o reconhecimento do seu trabalho. Em nove anos como estilista independente, ele já vestiu nomes como Elza Soares e os integrantes do Grupo Fato para seus respectivos shows, além de ter um público cativo. “Eu uso a roupa para expressar o que sinto e assim consigo sobreviver do meu trabalho. Não saberia fazer de outra forma”, conta o estilista.

“Eu uso a roupa para expressar o que sinto. Não saberia fazer de outra forma”, ressalta o estilista Alexandre Linhares. 

Para ele, a roupa é um dos elementos passíveis de serem vendidos durante toda o processo criativo que utiliza para desenvolver suas coleções. “E as pessoas ´compram´ essa ideia”, diz, ressaltando que 90% do público que consome o seu trabalho é curitibano”. Mas ele critica, no entanto, o fato dos lojistas não abrirem espaços para os estilistas locais. “Eu já tentei vender em multimarcas, mas nunca consegui”, conta.

O fato, porém, nunca foi um obstáculo para sua produção, tanto que acaba de lançar a sua 36ª. Coleção, “O Rei está Nu”, em que leva para o tecido a marca registrada que já virou a grife curitibana Heroína. A nova coleção é ambientada pela história da Casa Hoffmann e pela máxima da “era da imagem”, somadas às memórias de todos os tecidos e materiais que compõem cada peça de roupa. Uma memória que começa a fazer parte da cidade, assim como a produção de quem quer tecer a sua própria história na moda.


trajar uma peça de roupa é uma expressão artística genuína

peças de arte vestíveis
Stücke von tragbarer Kunst
pieces of wearable art
piezas de arte para vestir 
oeuvres d'art portables
藝裳.衣裳

um pouco da nossa história e todas as coleções, em: 


heroína - alexandre linhares
al. prudente de moraes, 445 
+55.41.3233.4810 

Nenhum comentário:

Postar um comentário